quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Um alegre "Ohlala" desde o país dos Toys!

Como alguns de vós sabem, resolvi ouvir mais uma vez o chamamento do nomadismo e aceitei uma oferta de estágio para a Comissão Europeia, onde vou estar nos próximos 5 meses a trabalhar para o Eurostat que está sediado no Luxemburgo. A unidade onde estou inserido chama-se "Farms, Agro-Environment and Rural Development" e vou colaborar no projecto LUCAS (Land Use/Cover Area Frame Survey), que basicamente consiste no levantamento de tipos e usos de solo na Europa dos 27, com uma orientação agrícola e ambiental.


Esta nova aventura no Grande Ducado já dura há quase 3 semanas e o tempo por aqui tem voado! É verdade que a cidade é pequenina (90 000 hab), mas o facto de mais de 30% da população ser estrangeira (com os tugas a ajudar nas contas), sem dúvida que a enriquece! Não falo só da possibilidade de encontrarmos pessoas diferentes em todo o lado, nem o facto de talvez por isso haver maior variedade cultural para uma cidade deste tamanho, mas a verdade é que se nota até nas coisas mais simples como no supermercado, onde podemos encontrar desde latas de atum bom-petisco, um sumo compal, mas também um maravilhoso pão de sementes alemão do qual me tenho feito fã! A parte má, é claro o preço das coisas... começo a achar que o facto de o Eurostat partilhar instalações com o "Jumbo" seja uma irónica coincidência, já que em média, um estagiário da Comissão Europeia ganha cerca de 1/4 do salário de um funcionário dos quadros inferiores.


Ainda assim, tenho adorado o tempo cá passado e no meio de tantos eventos sociais, colegas de todo o mundo para conhecer (somos mais de 40), não podia estar melhor! Não fosse isto suficiente, nos últimos dias fomos "encorajados" a incorporar uma interminável lista de comités e sub-comités de actividades extra-laborarais (ao bom estilo europeista), constituídos por e para os estagiários. Assim sendo, e até ver, parece que vou dar aulas de português com ajuda do Nuno e da Laura (os outros dois tugas que por cá conheci) e em troca espero ir a umas aulas de francês para ver se de uma vez me oriento nesta terra! Pelo meio, ainda vou ter de arranjar tempo para ajudar o grupo da comunicação a lançar um jornal para os estagiários e representar os meus colegas de DG (directorate general) enquanto "porte-parole".


Mas como sempre sobra (ou se arranja) algum tempo para viajar, aproveitei a sessão de boas-vindas em Bruxelas para juntar mais uma capital/país visitado à minha lista pessoal! Já no último sábado visitei o parque natural da única região montanhosa do país, e por isso apelidada de "Pequena Suiça", e no domingo fui a Vianden onde decorreu o festival anual da noz, e onde acorreu provavelmente meio país!

Aqui ficam algumas fotos destes sítios por onde tenho passado e o convite para futuras visitas!

Até breve,


Le Valet.


(Bruxelas)


(Mullerthal)


(Vianden)

4 comentários:

Inês disse...

Bem vindo ao mundo CE!! E boa sorte para aprenderes tantas línguas latinas sem te confundires todo eheh ;-)
Se encontrares por aí pasteis de nata vou-te visitar!!

Bjocas,
Inês

vAleTe de CoPaS disse...

Obrigado Noivinha!

Já estou totalmente atolado no meio da burocracia da CE e por acaso até vou trabalhar com dados que vêm do JRC de ISPRA! Assim já sei com quem reclamar caso seja necessário! :P

Quanto aos pastéis de nata, custam 50cent no supermercado...mas não seja por isso! Mandam-se já vir "do" Portugal!

Carla disse...

monsieur le valet,

tem de escrever regularmente no seu blog, se não nós desistimos de vir cuscar as novidades!!

um beijinho.

vAleTe de CoPaS disse...

puxão de orelhas recebido, confirmado e processado! ;)