terça-feira, 16 de setembro de 2008

Hej!

Depois do último fim de semana de pesadelo, só mesmo uma viagem de sonho para o esquecer!
Na sexta feira passada fui com o Janeco para a muito esperada viagem à Suécia. A cidade que escolhemos foi Gotemburgo, não só por ser a segunda maior cidade do país e pela sua localização costeira, mas também por ser um dos destinos ryanair!

Mas desta vez tudo correu sobre rodas. Apesar de não termos conseguido sofás através do couchsurfing, estivemos em hostels baratos e com excelentes condições. Já que o nível de vida dos suecos está bastante acima do nosso, conseguimos controlar as despesas graças a refeições de mercado e supermercado (com a excepção da averiguação in situ do índice de riqueza MacDonals).
Como a cidade é praticamente toda plana e está servida de uma imensa rede de ciclovias (que penso que liga grande parte do país), alugámos bicicletas, que tal como o Flávio me contava, tinham travões nos pedais e que requeriam alguma habituação...

Esta visita, em certa parte correspondeu às minhas muitas expectativas. O civismo dos suecos, o cuidado com que mantêm as coisas e a sua organização é uma lição para país e toda esta atitude é de facto contagiante e damos por nós a cuidar ao máximo o que nos rodeia. Por outro lado, fiquei surpreendido com outras coisas, como a simpatia do povo, a excelente forma como nos acolhem em todo o lado e... porque não - o frio que já fazia no verão: 4-13 ºC! Deparámo-nos também com outras coisas que cria serem um pouco diferentes, um consumismo parecia ser bastante elevado, ostentado nos carros que víamos espalhados pela cidade, ou nos volumes dos sacos que a gente passeava pelas ruas.

Na noite em que chegámos, só tivemos tempo para fazer o check-in no hostel e experimentar alguns dos pubs que havia aí perto. Por casualidade, e pelo que nos disseram, era uma das melhores e mais baratas zonas da cidade, mas mesmo assim, bastante acima do que os nossos bolsos podiam carregar.
Na manhã do dia seguinte, e já com bicicletas alugadas, fizemos um reconhecimento da cidade, do canais, da zona centro e visitámos o mercado onde comprámos almoço. À tarde, fomos a Slottsskogsparken, um grande jardim no meio da cidade e que tinha um pequeno zoológico com fauna local. Depois de ver alces e companhia, montámos novamente nas pasteleiras e fizemos um dos passeios que mais gostei. Em Saltholmen e Fiskebäck, pequenos portos a alguns quilómetros da zona urbana, desfrutámos da vista sobre o arquipélago que ladeia a região, fomos acompanhados por um bonito entardecer e sentimos um pouco do ambiente "fiord".

O regresso ao hostel, enregelados, cansados e com fome, foi bastante esgotante, o que fez com que a saída nocturna desse dia se resumisse a um par de horas na zona de bares.

No Domingo, voltámos a acordar bem cedo, e com o sol envergonhado, optámos pelo programa cultural. Visitámos o museu de arte, o centro fotografia Hasselblad e ao museu da cidade que contava um pouco da história e evolução da região. Ao cair da noite, fomos ainda à zona do parque de atracções - Lisebergs - um dos emblemas da cidade e visitámos alguns pólos da universidade.

A segunda feira chegou a correr, mas como ainda tínhamos um dia quase inteiro para aproveitar, madrugámos bem cedo e resolvemos fazer um percurso que passava pelo jardim botânico, uma reserva natural adjacente e que teria como objectivo final uma outra zona portuária que dava acesso à ilha de Stora Amundö. Depois de ver o jardim e de fazer um pouco de BTT na reserva com as nossas pasteleiras, apercebemo-nos que estávamos perdidos, e não tivemos outra opção senão voltar para trás antes de chegar a hora de entrega das bicicletas e para fazer o check-out do hostel. Já com as mochilas às costas, fomos a pé para o centro da cidade e no turismo deram-nos a dica de que podíamos visitar algumas das ilhas do arquipélago em barcos que saíam do porto onde tínhamos estado antes. Sendo assim, fomos de eléctrico (um dos emblemas de Gotemburgo) até Saltholmen e apanhámos o ferry até Brännö, uma pitoresca ilha sem automóveis, com cerca de 800 pessoas que se dedicam à pesca, ou se deslocam diariamente para os seus trabalhos em Gotemburgo. Subimos ao miradouro no ponto mais alto e daí absorvemos a espectacular vista sobre o arquipélago e cidade, que foi como o desfecho perfeito para a despedida desta viagem!
O regresso ao aeroporto, foi um pouco como em todo o fim de semana, a tempo, mas no limite da hora, o que nos deu para aproveitar ao máximo a estadia por aqui!
Se já tinha a ilusão de viver, nem que fosse alguns meses, num país escandinavo, depois desta viagem, essa vontade cresceu ainda mais e creio que enquanto cidadãos e pessoas, esta é uma experiência que nos pode enriquecer, que se aconselha e recomenda!