terça-feira, 18 de novembro de 2008

regresso às viagens

Ciao!

Regressei às viagens "internacionais". Com esta, pude adicionar mais dois países à minha lista deste ano de 2008, que parece que vai mesmo terminar com o número 8!

Desta vez, fui visitar a Inês ao nordeste italiano, encontrando-me no aeroporto de Malpensa com a Pipas que chegava de Portugal à mesma hora.
A Inês, acabada de se mudar para Taino, alojou-nos na sua casa onde está a viver com um alemão, o Björn.
Depois de dormir algumas horas (não suficientes para colmatar a constipação que carreguei ao longo de todo o fim de semana), acordámos com a espectacular vista para uma serra branquinha da neve.

Como para os residentes era dia de trabalho, eu e a Pipas apanhámos um comboio pela manhã e fomos visitar Milão na 6a feira.
Para esta cidade, não tinha expectativas altas, pois tinham-me falado de uma arquitectura bastante pesada e de não ser propriamente a mais bonita da região. Ainda assim, não deixa de ser a capital da moda e numa perspectiva de espectador perante alguns animais raros, foi engraçado ver o grau de ostentaçãode alguns dos "autóctones". Fizemos a voltinha da praxe, com passagem pelo Teatro la Scala, as galerias de Vittorio Emanuelle II, o duomo e o castelo, e tenho de reconhecer que não vim desiludido!
Com o final do dia a aproximar-se rapidamente, resolvemos ir até Bergamo, onde passamos menos de 1 hora, já que nos íamos encontrar depois com a Inês, e que só deu para fazer um reconhecimento da avenida principal e observar desde baixo a zona alta da cidade (abriu o apetite para um regresso).
Com o cansaço acumulado e o aumento da produção de diversas mucosidades, as forças não chegaram para ir a uma festa de amigos da Inês, que conhecemos, em parte, no dia seguinte.

(com os carabinieri nas galerias, Milão)

(hora de ponta na estação central de Milão)

A alvorada voltou a ser pelas 9 da manhã e depois de irmos apanhar a Aga, juntámo-nos numa bela pastelaria em Ispra para tomar um dos melhores cappucino e croissants do mundo, e onde nos encontrámos com o Andreas e outros gregos que o visitavam, e mais tarde o Jacopo que também se juntou a nós.

Partimos com destino a Torino, onde tive a primeira amostra do caos automobilistico dos italianos e depois de andarmos perdidos no meio da multidão de um mercado de rua, finalmente encontrámos um lugar para estacionar, que mais tarde se viria a revelar bastante azedo.

Com as condicionantes de sermos um grupo grande - 10 pessoas de 5 nacionalidades diferentes - tivemos alguma dificuldade em optimizar a "excursão", de tal forma que acabámos de almoçar quase de noite, sem praticamente nada visitado... mas como nesse dia não tínhamos quem nos esperasse, a partir daí, acredito que aproveitámos bastante a visita, ficando com a melhor das impressões da cidade. As praças com história a canda canto são fascinantes e fotogénicas, o imponente museu do cinema ajuda a criar uma mística na cidade e junto ao rio que a atravessa, era visível um mar de luzes em todo o redor!
Depois de alguns tomarem o "aperitivo", no meu caso de comer o 1001 º gelado, regressámos aos carros, e não querem ver que o vidro do carro dos gregos estava partido?! Ainda assim, desta vez os danos ficaram-se pelo furto do auto-rádio e tirando o frio que eles passaram no caminho de regresso, não houve nada mais a lamentar.

(foto de grupo na "excursão" de sábado)

(Piazza San Carlo , Torino)

Para o último dia da viagem, reservámos uma visita aos lagos. Nós os três, começámos por tomar o pequeno almoço em Ranco, num café com vista para o lago Maggiore, seguimos para Como, onde várias personalidades têm casas de férias com vista para um lago com o mesmo nome (o 3º maior de Itália). Como a cidade em si não impressionou, continuámos em direcção a Bellagio, onde planeávamos cruzar em ferry até à outra margem. Quando aqui chegámos, a sensação foi diferente, já que se tratava de uma povoaçãozinha, que apesar de claramente turística, tinha um encanto que me fez lembrar o charme do cinema antigo.
Sempre rodeádos de imponentes montanhas nevadas, cruzámos o lago durante o pôr do sol e decorridos alguns quilómetros, passávamos a fronteira para a Suiça, onde fomos até a Lugano, a que chegámos já de noite e a uma cidade já claramente com as portas fechadas. Perante isto, voltámos a cruzar a fronteira e terminámos a viagem (pelo menos para mim) em Varese com um belo aperitivo!

(Bellagio)

(ferryboat, Bellagio)

Quase sem dar por isso, já eram horas de regressar ao aeroporto, a Madrid e a mais uma semana de trabalho.